Como começou?

Em 2012 a FECOMERCIO SP, através do seu Conselho de Criatividade e Inovação, presidido por Adolfo Menezes Melito, levantou a bandeira de desenvolver e fomentar o Crowdfunding de Investimento no Brasil. Em 2013, em conjunto com a CVM – Comissão de Valores Mobiliários, o MDIC – Ministério do Desenvolvimetno, Indústria e Comércio e apoiado pelo ecossistema de fomento a startups, identificou, dentro da legislação do mercado de capitais então em vigor, um caminho seguro para o início dessas operações no país.

Para organizar os interesses das empresas que começavam a se estabelecer para explorar esse mercado nascia, em agosto de 2014, a Associação Brasileira de Equity Crowdfunding, hoje designada CROWDINVEST – Associação Brasileira de Equity Crowdfunding.

O propósito da associação

A Associação Brasileira de Crowdfunding de Investimento tem como missão disseminar o novo modelo de investimento no mercado brasileiro, para a geração de novos e sólidos empreendimentos a partir de empresas nascentes – startups – buscando faze-lo de maneira comprometida e dentro dos princípios de transparência, agilidade e segurança para o investidor, bem como para as empresas emissoras (empreendedores, startups)

O propósito é ampliar o nível de inovação das empresas nascentes brasileiras e inseri-las no mercado internacional. A Associação está comprometida em fazê-lo em estrita cooperação com as diferentes classes de investidores profissionais existentes no mercado brasileiro. Nossa visão é de que o Crowdfunding de Investimento irá contribuir para o alargamento da base de investidores no mercado de capitais no Brasil. É um movimento “bottom up” para inserir novos investidores nesse mercado.

A CROWDINVEST – Associação Brasileira de Crowdfunding de Investimento deverá se empenhar na ampla divulgação do modelo, fomentar um modelo simplificado de governança para startups, trabalhar para desenvolver um modelo de S.A. Simplificada, simplificar os títulos e valores mobiliários empregados nas ofertas, bem como  cooperar com outras instituições e contribuir para integrar o ICO (Initial Coin Offering”) e STO (“Security Token Offering”).  no modelo de Crowdfunding de Investimento. Com esse objetivo firmou, em agosto de 2018, um Memorando de Entendimentos com a ABCripto – Associação Brasileira de Criptoeconomia.

O papel da CROWDINVEST – Associação Brasileira de Crowdfunding de Investimento

  1. Acreditamos na especialização de plataformas segundo os segmentos de negócios, tamanhos de oferta e expectativas de investidores.
  2. Acreditamos numa aproximação cada vez maior entre investimento anjo e Crowdfunding de Investimento.
  3. Acreditamos num processo de evangelização constante sobre o funcionamento do modelo “Crowdfunding” de Investimento.
  4. Acreditamos na qualificação cada vez maior das empresas ofertantes, incluindo a adoção de princípios de governança.
  5. Acreditamos que o Crowdfunding de Investimento tem uma oportunidade única de promover a conscientização de investidores e empreendedores sobre a importância da governança nesse mercado. Interessante notar que essa modalidade é a única que trabalha de forma institucional e harmônica com o órgão regulador.
  6. Acreditamos nos pilares: foco, simplicidade, agilidade e disciplina. Essas são as demandas das empresas nascentes para fazer florescer os seus negócios.

Adolfo Melito

Diretoria

Greg Kelly

Diretoria

Rodrigo Carneiro

Diretoria

Lucas Obino

Diretoria

Francisco Perez

Diretoria
Informativo

A Associação Brasileira de Crowdfunding de Investimento – CROWDINVEST, associação civil constituída em agosto de 2014, formada pelas empresas mantenedoras de plataformas de investimento coletivo, devidamente autorizadas pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários) a realizarem ofertas públicas simplificadas nos termos da Instrução CVM nº 588/17, na qualidade de representante do setor, vem a público manifestar grande preocupação com práticas irregulares de empresas que realizam captação de recursos sem a observância da regulamentação vigente.

A CROWDINVEST recomenda fortemente aos investidores que, ao decidirem sobre as plataformas, avaliem previamente se essas empresas participam do mercado de distribuição de valores mobiliários e se submetem às regras da CVM.

Neste sentido, o mais simples e seguro é que os investidores busquem as plataformas associadas a CROWDINVEST, as quais - além de serem autorizadas pela CVM - comprometem-se em cumprir regras ainda mais rígidas e submetem-se continuamente à fiscalização desta Associação e de seus membros.

Diretoria
Associação Brasileira de Crowdfunding de Investimento - CROWDINVEST